Dicas de Peskar e Peixes


Como pescar PAPA-TERRA
O Papa-terra predomina em todo litoral Brasileiro e está amplamente distribuido pela costa, podendo ser encontrado do norte ao sul do território Brasileiro. É pescado o ano inteiro,mas a melhor época é durante o Verão, visto que o peixe encosta mais, além de permitir ao pescador ficar confortavelmente dentro d'àgua. Os nomes populares variam muito de uma região para outra: BETARA, EMBETARA, PERNA-DE-MOÇA, PAPA-TERRA, etc...
O nosso litoral é frequentado por dois tipos de Papa-Terra. Um tem a coloração de prata clara com o dorso escuro e costuma frequentar mais as praias arenosas, o outro tem cor prata escura  com o dorso e a lateral da cabeça arroxeados. Ambos possuem carne branca de excelente sabor.Os locais preferenciais desses peixes são na cabeça de barrancos dos canais que se formam no sentido longitudional de praias rasas, identificados no visual como o lugar onde as ondas quebram, revolvendo o fundo e consequentemente expondo o alimento.
A pesca pode ser com material mais leve no primeiro canal. Este é constítuido por uma vara de comprimento variando entre 2,70 a 3,0 metros, com capacidade para arremessar ,chumbos do tipo pirâmide de 30 a 60g.a escolha varia em função das condições do mar e a ação vai depender do gosto pessoal.O conjunto de girador aclopado ao snap, para prender o chumbo, é de numero 6. O molinete ou carretilha deve ter capacidade para armazenar cerca de 200 a 250 metros de linha 0,20mm. A linha do arranque deve ter comprimento igual a duas vezes o tamanho da vara com diâmetro em torno de 0,35mm. Os chicotes são confeccionados com linha 0,40mm e retores de engate rápido para dois anzóis, as pernadas ( linha que prende o anzól ao chicote) utilizadas são de linha 0,35mm com a superior medindo 30cm e a inferior 50cm. Anzóis do tipo Hansure de numero 6 a 8.

O material mais pesado sera utilizado no segundo e terceiro canais; é constituido por varas de 3,6 metros, com capacidade de casting 40 a 150g de chumbo do tipo pirâmide presos no chicote por um conjunto de giradores e snap. Nunca supere a capacidade de casting indicada na haste da vara. O molinete ou carretilha deverá possuir capacidade de 250 a 300 metros de linha 0,25mm. O arranque é feito com linha 0,45mm; o chicote de linha 0,50mm é feito com dois retores de engate rápido, com as pernadas de linha 0,45mm sendo que o comprimento da superior terá algo em torno de 30cm e a inferior 50cm. O anzol é do tipo Maruseigo, de números 14 a 16.
As melhores iscas para o Papa-Terra são a minhoca de praia e o corrupto, ambos pego no local da pescaria, nas praias rasas, durante a maré baixa. Para pegar a minhoca, passe um saco contendo restos de peixe no fundo da àgua, atraindo a minhoca para a superficie da areia. Mantenha-a atraida com um pedaço de peixe e com a outra mão pegue-a firme e puxe para fora. Ela mede cerca de um metro de comprimentro e cerca de 5mm de diâmetro, mas o melhor pedaço para se pescar são os primeiros 30cm a partir da cabeça. Somente capture as minhocas da cabeça preta, por que as de cabeça cor de rosa são novas e quebram com facilidade.
O corrupto é facilmente localizado a partie de pequenos furos que emitem um jato de água com areia. Ultilize uma bomba de sucção para retirar o crustáceo da galeria. Se não for possível conseguir essas iscas, pode-se substituí-las por camarão sete barbas descascados.No Sul do país,existe outra excelente isca  conhecido como Marisco branco ou cernambi,  capturado na areia próximo a linha d'água. Para encontrá-lo, caminhe paralelamente a linha d'água limite da maré alta e localize dois pequenos furos distantes um do outro aproximadamente 3mm e cave cerca de 10cm.
Os toletes ou filés de Papa-terra constituem uma excelente isca para a pesca de cações e Raias na praia. Para consumo devemos levar somente o necessário e paeixes acima de 25cm- limites do IBAMA- pois com esse comprimento já efuou pelo menos um ciclo de reprodução.

Adaptação da matéria de R. Carlet.

A TAINHA

Considerada peixe de segunda, a Tainha é vendida bem barato nas peixarias. Entretanto, bastante procurado e esportivo por ser rápida e por nadar muito próximo a superfície, o que torna o tiro mais dificil.  A Tainha pode chegar até a 8 kilos e é encontrada com mais facilidade em Baías e em àguas paradas.        
Técnicas de pesca

Muitos pescadores pensam que não se pode capturar as tainhas no anzol, já que ela se alimenta quase exclusivamente de algas. Porém, devido a grande quantidade de Tainhas existentes nos estuários brasileiros, pode-se dizer que hoje, a pesca da Tainha é sem duvida, uma das mais esportivas. Deve-se utilizar equipamento de ação leve a média, composto por uma vara para linhas de 8 a 20Lbs, carretilhas ou molinetes que comportem aproximadamente 100m de linha  de 0,30mm de diâmetro. Devido a boca da Tainha ser de tamanho reduzido, deve-se utilizar pequenos anzois numeros 12 ou 14. O principal equipamento, nesta pescaria, é a bóia, fabricada especialmente para a pesca da Tainha. A melhor isca é o miolo de pão. Em dias de sol forte, são facilmente encontradas em sombras produzidas pelas arvores de mangues. Melhor época: nos meses de inverno, quando procura os estuários em grandes cardumes para se reproduzirem. Tamanho mínimo para a captura: 35 cm


Peixe oceânico que habita as águas azuis, limpas e quentes. Costuma nadar sozinho e é encontrado com mais freqüência nas regiões de Vitória, Guarapari, Salvador, Ilhéus, Cabo Frio e Ilha Bela. Os maiores exemplares podem pesar mais de 650kg e medir 4 metros de comprimento. Sua captura exige materiais pesados como linhas de até 130Lb, varas e carretilhas com capacidade para mais de 700m de linha. Como iscas naturais, são preferidas os farnangaios e sororocas e entre as artificiais as melhores são as lulas. É o peixe mais cobiçado da pesca oceânica, veloz, briguento, com seu dorso azul-cobalto e seu bico assustador, o Marlim Azul virou símbolo de tudo que o mar tem de desafio, mistérios e aventura. Tambem conhecido por Agulhão e Agulhão-Azul, é da família dos istiophoridae, é chamado cientificamente Makaira Nigricans Lacépede, o nome Marlim Azul deriva-se do inglês Blue Marlim. Possue o corpo roliço, alto e robusto, primeira dorsal alta apenas na região frontal, formando uma area falcada, muito baixa no restante do corpo, pélvicas menores, no maximo do tamanho do peitoral, linha lateral formando um rendilhado fino na parte mediana do corpo, escamas alongadas, ósseas, com uma a três pontas posteriores, cobrindo todo o corpo.

 
Suas cores são: no dorso azul escuro e branco prateado nos flancos e ventre, possue cerca de 15 faixas estreitas, verticais, cor de cobalto ou palidas, na dependencia da coloração geral do peixe tendem a desaparecer no peixe morto. É capaz de mudar a cor, variando de todo escuro a um branco-sujo geral ou mesmo com amplas areas avermelhadas, em função de seu nivel de excitação quando esta calmo, pequeninas células, os melanóforus, se destendem e cobrem a maior parte do corpo, abaixo da camada de muco que recobre os peixes de maneira geral, excitado, os melanóforus se contraem e expõem estruturas cristalizadas, que refletem a luz circundante, dando à impressão da cor azul em geral, quando reagem a outras substâncias, como a nerepiferina e a epireferina, a cor geral pode ser de um azul-real brilhante ou até mesmo vermelha. Sua alimentação é muito variada, dependendo do que encontre, mas preferem atuns, sororocas, cavalinhas, dourados e lulas. Alimentam-se em, horarios variados, pela manhã ou a tarde, preferindo sempre as subidas das marés. Não é fácil analisar a alimentação dos Marlins Azuis, porque eles tem um mecanismo natural de defesa - o poder de expulsar do estômago fazendo-o sair pela boca, exelindo seu conteúdo e engolindo-o novamente - ocorre isto quando o peixe está sob estress, como no caso de estar fisgado a uma linha de pescador. O Marlin Azul é um peixe naturalmente do dia, quando está mais proximo da superficie e, à noite, procura as águas mais profundas, sem manifestar grande interesse por alimentos.Quando é fisgado e liberado, ou consegue fugir, abriga acarreta uma grande produção de ácido láctico na corrente sanguinea. É necessário uma oxigenação maior do que a normal para se livrar deste ácido, o que consegue mergulhando a uma profundidade de 100 metros, onde encontra maior concentração de oxigênio, quando descansa por algumas horas até se recompor. Assim é quase que impossível se fisgar o mesmo peixe num curto espaço de tempo. Estamos no Brasil, no melhor pesqueiro de Marlin do mundo. Aqui no ES na região de Vitória e nas águas ao largo de Guarapari, temos homologado pela IGFA-11 recordes mundiais de linha e 2 de peso. O recorde mundial de Marlin Azul, foi conquistado e homologado pela IGFA, com uma espécie de 636kg capturado por Paulo Amorim em 20/02/92.

    Anchova



    A Anchova ou Enchova está presente nos mares tropicais de todo mundo. No Brasil, pode ser encontrada em toda a costa leste ao redor das ilhas mais afastadas da costa. para pescla deve-se utilizar equipamentos de ação média/pesada, composto com vara para linhas de 10 a 25 lbs, carretilha ou molinete, linha de 0,40mm e iscas artificiais de meia água, arremessando em direção às pedras, deixando a isca cair na espuma formada pela arrebentação das ondas, recolhendo rapidamente como se fosse um peixe em fuga.
    Na época de reprodução, os cardumes de anchova migram para o alto mar, para fora da plataforma continental, para realizar a desova. As anchovas são peixes de água agitadas das regiões mais profundas dos costões rochosos que se projetam para dentro do mar, e lá esperam as presas.

    É uma espécie altamente voraz, ataca até a mesma espécie, e é um dos peixes mais procurados pelos pescadores esportivos. A Anchova é um peixe que briga limpo, e costuma dar grandes arrancadas estourando a linha, por isso regule a embreagem da carretinha para cansar o peixe. Nos meses de inverno, é a melhor época para pescá-la.

Tamanho mínimo: 40cm
GuiaPeskar

Corvina
    A corvina é um peixe que vive em locais arenosos, normalmente em cardumes não muito numerosos e podem ser encontrados em toda faixa litorânea brasileira e na costa oeste paranaense.
Para pescar, corvinas na praia o ideal é ultilizar varas com comprimento entre 2,10 e 4,20 e molinetes ou carretilhas com chumbada tipo pirâmide. As melhores iscas são os camarões, sardinhas, manjuba e corruptos de preferência vivos. As melhores épocas do ano são os meses de outubro, novembro e dezembro.
   É uma das espécies favoritas para o pescador desportivo, pela luta que ele proporciona, é uma verdadeira proeza vencê-lo. Um troféu muito cobiçado e que exerce um verdadeiro fascíneo para o pescador.