quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Descoberto novo mecanismo que controla a pressão arterial, segundo estudo publicado na revista Nature

 EnvelhecimentoHipertensãoSaúde & Qualidade de Vida 


Após 20 anos de pesquisas, cien tis tas da Uni ver si­dade de Cam bridge desco bri ram um mecan ismo que par tic ipa dos está gios ini ci ais do processo que con­trola a pressão arte r ial. Os acha dos, pub li ca dos na revista Nature, têm impli cações sig ni fica ti vas para o trata mento da pré-eclâmpsia e da hiperten são arte r­ial em geral.
A pressão arte r ial é con tro lada por hor mônios chama dos angiotensi nas, os quais causam con strição dos vasos san guí neos. Estes hor mônios são lib er a dos pelo angiotensinogênio (pro teína que faz parte do sis tema ren ina angiotensina aldos terona, sub strato da enz ima ren ina). Até o momento, não estava enten dido como isso ocorria.
O Dr. Aiwu Zhou, fel low da British Heart Foun da tion (BHF) na Uni ver si dade de Cam bridge, foi quem fez a descoberta e disse que, ape sar do foco ini cial do estudo ter sido a pré-eclâmpsia, a pesquisa abre novas pos si bil i dades para descober tas futuras sobre as causas da hiperten são arte r ial em geral.
Os pesquisadores usaram um feixe de raio X extrema mente intenso pro duzido pelo Dia mond Light Source, um acel er ador de partícu las britânico. Desta forma, pud eram explicar a estru tura do angiotensinogênio. Os resul ta dos rev e laram que a pro teína se oxida e muda de forma para per mi tir acesso direto da enz ima ren ina ao angiotensinogênio. A ren ina altera a forma final da pro teína para lib erar a angiotensina, a qual aumenta a pressão arterial.
Estes resul ta dos lab o ra to ri ais foram lev a dos a uma clínica, na Uni ver si dade de Not ting ham, onde a equipe mostrou que o mon tante oxi dado, por tanto mais ativo do angiotensinogênio, estava aumen tado em mul heres com pré-eclâmpsia.
O pro fes sor Robin Car rell, da Uni ver si dade de Cam bridge, que lid erou o pro jeto, expli cou que durante a gravidez mudanças oxida ti vas podem ocor rer na pla centa. Estas mudanças podem estim u lar a “descarga” de angiotensina e podem estar rela cionadas ao aumento da pressão arte­r ial. A lib er ação da angiotensina leva ao aumento da pressão san guínea, podendo elevar-se quando a cir cu lação na pla centa rea justa as exigên cias de oxigênio para o feto em cresci mento, com o fornec i mento de oxigênio à pla centa da mãe.
Os medica men tos usa dos para tratar a hiperten são arte r ial, como os inibidores da enz ima con­ver sora angiotensina (IECA), focam nos está gios finais do mecan ismo de con t role da pressão arte r ial. Os resul ta dos deste estudo aju dam a enten der os mecan ismo ini ci ais deste processo e podem levar à descoberta de novos medica men tos para o con t role da pressão alta.  
Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente aqui, sua opinião é muito importante...